A utilização de cerol e qualquer outro produto cortante é proibido em São Manuel. Os estabelecimentos comerciais também estão proibidos da comercialização sob pena de pagamento de multas.
A Lei em vigor tenta amenizar os problemas causados pelo uso do cerol ou da linha chilena, que é fabricada industrialmente com pó de quartzo e óxido de alumínio.
Existe Lei Federal de 1990 que também define a venda ou exposição de linha como o cerol como crime, prevendo multa e detenção de 2 a 5 anos.
Os problemas causados pelo uso do cerol podem vir a causar a morte de pessoas e ferimentos e o material (linha) pode prejudicar a rede elétrica e de telefonia.
O choque elétrico e curto circuito são as principais consequências do contato da pipa (com cerol na linha) com a rede elétrica.
A linha é capaz de conduzir energia e o choque pode ser letal para qualquer um que estiver brincando.
Aqui em São Manuel a Guarda Municipal vem fiscalizando o uso indevido do cerol, apreendendo inclusive o material cortante.
Confira a Lei que proíbe o uso do cerol, cuja utilização de forma ilegal aumenta neste período durante o ano. Fonte: FM Integração
Comentarios