Segundo relatório do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea), 23% das vítimas de estupro desenvolvem estresse pós-traumático (distúrbio grave de ansiedade) e 0,7% se suicidam. Especialistas acreditam que a realidade seja ainda mais dramática do que apontam os dados.
A secretaria de segurança mostrou que na cidade de São Manuel já foram instaurados 193 inquéritos (lembrando que os inquéritos são todos os tipos de crimes como: violência contra a mulher ou menores de idade) e 18 pessoas foram presas por estupro. E o caso mais alarmante: Quase 90% dos casos de estupro envolvem crianças.
Números divulgados pela Secretaria de Segurança do Estado de São Paulo mostram que de 19 casos de estupro registrados na cidade de São Manuel, 17 foram com crianças e 02 com mulheres.
Números de estupros registrados em algumas cidades:
Cidades pesquisas: Mulheres – Crianças – Total
Bauru——————- 27———– 52———–79
Marília——————-13————34———–47
Avaré——————–07————28———–35
Jaú———————–03————29———–32
Botucatu—————-14————36———–50
São Manuel————02————17———–19
Lençóis Pta.————03————14———–17
Barra Bonita————03————05———–08
Laranjal Pta.————00————06———–06
Itatinga——————-00————06———–06
As consequências do abuso sexual na infância variam de um caso para o outro. Elas dependem de muitos fatores:
A idade que a criança tinha quando o abuso ocorreu:
Quem é o abusador ou o agressor (sempre é mais grave quando a criança é abusada pelo pai ou pela mãe).As características da situação (grau de intimidação e/ou violência ou sedução).A duração do abuso.As características psicológicas da vítima.A forma como a situação foi “resolvida”.
Consequências a curto prazo
A curto prazo, o mais provável é que a consequência do abuso sexual sejam regressões a uma idade anterior: a criança pode voltar a chupar o dedo ou perder o controle dos esfíncteres, por exemplo.
Também é comum que a criança se torne ansiosa e depressiva. Muito frequentemente seu rendimento escolar cai e ela pode se mostrar isolada e antissocial. Da mesma forma, pode se tornar sedutora, sexualmente precoce ou desenvolver vícios e comportamentos suicidas.
Consequências a longo prazo
As consequências do abuso sexual na infância a longo prazo dependem da gravidade do abuso e do apoio terapêutico que a criança ou o adulto tenham recebido.
O mais provável é que surjam dificuldades para dormir ou pesadelos frequentes, além de tendência à depressão e baixa autoestima.
O abuso sexual de crianças se configura quando ocorre um contato sexual, consentido ou não, entre um adulto e um menor de idade.
As maiores dificuldades serão refletidas na vida sexual e amorosa. Pessoas que sofreram abuso podem apresentar fobias sexuais ou uma incompreensível tendência a estabelecer relações amorosas altamente insatisfatórias.
Nos casos mais graves, as consequências do abuso sexual incluem grande predisposição a desenvolver esquizofrenia, praticar tentativas de suicídio ou desenvolver comportamentos promíscuos altamente perigosos.
Quem foi vítima de abuso sexual na infância, inevitavelmente, deve ser tratado por um psicólogo ou um psicanalista para conseguir reduzir as consequências desse fato. Quando mais rápido melhor.
Fonte: Area 14
Commentaires